domingo, 15 de agosto de 2010

O tema da monografia

Para a conclusão do Curso de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional é preciso que se desenvolva uma monografia. A escolha de tema se tornou algo bastante difícil e angustiante para mim, uma vez que todos os temas são interessantes, importantes e pertinentes à minha prática pedagógica. Os temas propostos pela CCEAD-PUC foram os seguintes:
1. Conteúdos Educacionais Digitais;
2. Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0;
3. Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras;
4. Bibliotecas digitais para a escola e sua utilização;
5. Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias;
6. Cultura da Comunidade das escolas: introdução das mídias;
7. Escola inclusão e tecnologias assistivas;
8. Gestão das mídias: dimensão pedagógica, administrativa e tecnológica.
9. Políticas Públicas para o uso de mídias.


Ao refletir sobre a escolha pensei nos seguintes aspectos:
* com qual me identifico;
* o mais relacionado à minha prática pedagógica;
* disponibilidade de materiais para a pesquisa.
Optei pelo tema "Uso pedagógico das mídias nas escolas: práticas inovadoras", por acreditar que seja um tema que a princípio esteja mais diretamente ligada à minha atuação na unidade em que trabalho. Além disso, acredito também que abordando este tema, não preciso necessariamente descartar as outras temáticas, uma vez que elas podem constituir capítulos do meu trabalho, pois também são muito importantes para entender o contexto da inserção das mídias nas escolas, seus limites e possibilidade de uso para inovar o processo de ensino-aprendizagem.
Agora é arregaçar as mangas e mergulhar na pesquisa!!! Aceito contribuições e sugestões de bibliografias, sites, etc...

4 comentários:

  1. OLÁ ANDRESSA
    TAMBÉM ESTOU FAZENDO OCURSO TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO DA PUC- RJ. SOU DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, REGIÃO PRAIANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG E MINHAS ANGUSTIAS SÃO PARECIDAS COM AS SUAS: COM QUE TEMA MAIS ME INDETIFICO? ESTOU ENTRE O PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS MÍDIAS E O QUE VC ESCOLHEU O USO PEDAGÓGICA DAS MÍDIAS NA ESCOLA: PRÁTICAS INOVADORAS. TENHO ATÉ AMANHÃ PARA DECIDIR. VAMOS VER O QUE DÁ.
    BJS REGINA VALADARES

    ResponderExcluir
  2. ola tambem escolhi esse tema. Espero que compatilhemos ideias. abçs

    ResponderExcluir
  3. Estou angustiada sobre a escolha do tema da minha monografia´pois escolhi o uso pedagógico de mídias na escola, gostaria caso seja possivel algumas informações sobre o tema , ou que tipo de pesquisa seguir , abs TERSINHA

    ResponderExcluir
  4. Olá,Andressa!!Parabéns pelo seu blog, está maravilhoso.Também sou aluna da PUC-RJ e escolhi este tema.O que favoreceu a escolha foi pela prática que vivencio em minha escola,pois acho que facilita.Você já está bem adiantada e eu ainda começando.
    Vamos chegar lá!!!!!
    Parabéns e sucesso!!!!

    ResponderExcluir

Olá seja bem vindo... Todos os comentários realizados serão moderados pela administradora antes de sua publicação. Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou ofensas.
Desde já agradeço sua contribuição