terça-feira, 17 de agosto de 2010

Escola na mídia: Entrevista com Tatiana Nahas

Encontrei no link Escola na mídia uma entrevista com uma professora de Ciências, Tatiana Nahas, onde ela fala de coisas muito importantes para a prática pedagógica nos dias atuais, bem como exemplos de práticas inovadoras, tema escolhido para a minha monografia.
Achei muito pertinente quando ela fala que o seu objetivo único como educadora é formar seus alunos na profissão de "editores do mundo". Esta é uma visão, onde o professor consegue ajudar a desenvolver o potencial de criação de seus alunos, onde nada chega pronto aos mesmos, pois eles são ao mesmo tempo personagens e criadores do seu processo de construção do conhecimento. 
É bem interessante também, quando a professora diz que não faz distinção entre o que é considerado novas tecnologias e o que não é, ela exemplifica que dependendo do conteúdo que está sendo trabalhado, utiliza-se um tipo de ferramenta que seja mais adequada, de forma a elucidar melhor o conteúdo. Ou seja, o professor não deve trabalhar as ferramentas tecnológicas como um fim em si mesmas, mas procurar integrar seus usos de forma a propiciar uma maior aprendizagem aos alunos. 
Para finalizar, uma frase da professora sobre o papel do professor nos dias atuais: "auxiliar seus alunos no processo de edição do mundo, de aprender a identificar o que é confiável ou não, correto ou não, útil ou não para aquele determinado objetivo..." (NAHAS [1])
Para saber mais do trabalho desta professora acesse: Ciência na Mídia

REFERÊNCIAS:
[1] NAHAS, Tatiana. Escola na Mídia. Instituto Ciência Hoje. Disponível no site http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/escola-na-midia-1/. Acesso em 17/08/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo... Todos os comentários realizados serão moderados pela administradora antes de sua publicação. Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou ofensas.
Desde já agradeço sua contribuição