A inserção das mídias nas escolas não é algo tão atual quanto pode parecer, mas no momento em que os computadores e as mídias digitais começaram a chegar no espaço escolar, causou-se um certo estranhamento, principalmente por parte dos professores de como utilizá-las em suas aulas. Antes das mídias digitais, já eram utilizados nas escolas o vídeo, a televisão, o cinema, o som, porém de forma mecanicista e com poucas possibilidades de interação e produção por parte dos alunos, os quais ocupavam uma posição passiva no processo de ensino aprendizagem, centrado na mera transmissão de conteúdos e informações por parte do professor.
Com o advento das tecnologias digitais e sua popularização, as mesmas foram adentrando também os espaços escolares e exigindo uma nova postura e concepção do processo educativo. As tecnologias digitais impuseram à sociedade contemporânea novas formas de informação e comunicação e, possibilitaram uma maior interação. No espaço escolar, as mídias digitais possibilitam uma maior interatividade entre os produtos e os alunos, possibilitando aos mesmos de forma mais dinâmica a criação, recriação, co-criação.
Porém, inovar o processo de ensino-aprendizagem não significa apenas trocar as mídias do vídeo, cinema, som, etc pelas mídias digitais. É preciso uma nova postura do professor, um novo olhar sobre o aluno e sua condição ativa no seu próprio processo de aquisição do conhecimento, onde o professor deixa de ter o papel centralizador de transmissor, assumindo uma postura de Mediação. De acordo com Moran, todas as mídias educam, porém "estamos deslumbrados com o computador e a Internet na escola e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos suas linguagens e sua utilização na educação." (MORAN, [1]) Logo, todas as mídias devem ser utilizadas nesta nova concepção de construção do conhecimento.
Referências
[1] MORAN, José Manoel. As mídias na educação. Disponível no link http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm. Acesso em 15/08/2010.
Olá e Parabéns pelo blog onde enfatiza as TCIs na educaçao.
ResponderExcluirQuanto a introduçao das midias ao fazer pedagógico do professor inovador é necessario que alguns aspectos sejam levados em consideraçao.Um deles diz respeito a formaçao continuada em midias em educaçao,pois sabe-se que nem todos os professores possuem.Depois é necessario que as escolas se estruturem,principalmente,o laboratorio de informatica, que na maioria das vezes são usados de forma esporádica.Outro aspecto é fazer com que o professor de hoje reveja suas práticas em sala de aula e deixe ser o centro das atenções e comece ter apenas a funçao de mediador para que o aluno construa seu próprio conhecimento.
Abraços ,
Salustiano aluno do curso de especializaçao Tecnologias em Educaçao PUC-Rio e visite meu blog acessando:htt://linguagemdosaber.blogspot.com
A prática pedagógica do professor e a integração das mídias
ResponderExcluirPor Salustiano
Com o advento das mídias e tecnologias em voga no âmbito educacional, o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula passou a exigir cada vez mais do professor dedicação para que o conteúdo ministrado seja repassado de uma forma dinâmica, eficiente e prazerosa para que o aluno construa seu conhecimento através da mediação feita pelo professor. Para que isso ocorra e o professor possa atuar com desenvoltura e adequação no sentido de integrar sua prática com a tecnologia e as mídias é necessário desenvolver algumas competências e saberes. Uma delas é que o professor deve conhecer as especificidades dos recursos midiáticos para assim incorporá-los aos seus objetivos didáticos que pretende almejar quando do uso destes recursos. Depois de ter conhecimentos quanto das suas especificidades, este deve integrá-las ao seu fazer pedagógico de forma que os alunos quando de seu uso possam ter oportunidades de construir seus conhecimentos através do professor-mediador. Outro fator para que o professor desenvolva suas competências e saberes diz respeito a mudança de postura em relação a sua pratica pedagógica tradicionalista,ou seja,este deve deixar de ser um mero transmissor de conhecimentos e assumir uma nova postura de reconstrução de sua prática pedagógica com a integração das mídias e tecnologias que o rodeiam e que atualmente tomam conta do ambiente escolar.Adotando uma nova postura, o foco principal não será mais o professor e sim o aluno como sujeito na construção de próprio conhecimento.Dessa forma os recursos midiáticos passam a ter um papel fundamental nesse processo de construção do conhecimento a qual o aluno faz parte.
Outro fator importante para que o professor integre e adeque as mídias e tecnologias a sua prática pedagógica diz respeito a pedagogias de projetos, pois como se sabe trabalhar com projetos engloba todas as áreas do conhecimento provocando tanto a interdisplinaridade como também a transdiscplinaridade, principalmente, quando são de interesses e vivencias que condizem com a realidade do aluno.
E o ultimo aspecto diz respeito formação continuada que só poderá ocorrer através de redes colaborativas em que haja trocas de informações e saberes,bem como de experiências vivenciadas em blogs e no próprio ambiente E-proinfo.
Enfim, se tais competências e saberes forem seguidos a risca, com certeza nós educadores teremos facilidade não só em mediar a construção de conhecimentos dos nossos alunos, mas também de integrarmos as mídias e tecnologias a nossa prática pedagógica com maestria.