domingo, 15 de agosto de 2010

As mídias nas escolas

A inserção das mídias nas escolas não é algo tão atual quanto pode parecer, mas no momento em que os computadores e as mídias digitais começaram a chegar no espaço escolar, causou-se um certo estranhamento, principalmente por parte dos professores de como utilizá-las em suas aulas. Antes das mídias digitais, já eram utilizados nas escolas o vídeo, a televisão, o cinema, o som, porém de forma mecanicista e com poucas possibilidades de interação e produção por parte dos alunos, os quais ocupavam uma posição passiva no processo de ensino aprendizagem, centrado na mera transmissão de conteúdos e informações por parte do professor.
Com o advento das tecnologias digitais e sua popularização, as mesmas foram adentrando também os espaços escolares e exigindo uma nova postura e concepção do processo educativo. As tecnologias digitais impuseram à sociedade contemporânea novas formas de informação e comunicação e, possibilitaram uma maior interação. No espaço escolar, as mídias digitais possibilitam uma maior interatividade entre os produtos e os alunos, possibilitando aos mesmos de forma mais dinâmica a criação, recriação, co-criação.
Porém, inovar o processo de ensino-aprendizagem não significa apenas trocar as mídias do vídeo, cinema, som, etc pelas mídias digitais. É preciso uma nova postura do professor, um novo olhar sobre o aluno e sua condição ativa no seu próprio processo de aquisição do conhecimento, onde o professor deixa de ter o papel centralizador de transmissor, assumindo uma postura de Mediação. De acordo com Moran, todas as mídias educam, porém "estamos deslumbrados com o computador e a Internet na escola e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos suas linguagens e sua utilização na educação." (MORAN, [1]) Logo, todas as mídias devem ser utilizadas nesta nova concepção de construção do conhecimento.

Referências
[1] MORAN, José Manoel. As mídias na educação. Disponível no link http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm. Acesso em 15/08/2010.

2 comentários:

  1. Olá e Parabéns pelo blog onde enfatiza as TCIs na educaçao.
    Quanto a introduçao das midias ao fazer pedagógico do professor inovador é necessario que alguns aspectos sejam levados em consideraçao.Um deles diz respeito a formaçao continuada em midias em educaçao,pois sabe-se que nem todos os professores possuem.Depois é necessario que as escolas se estruturem,principalmente,o laboratorio de informatica, que na maioria das vezes são usados de forma esporádica.Outro aspecto é fazer com que o professor de hoje reveja suas práticas em sala de aula e deixe ser o centro das atenções e comece ter apenas a funçao de mediador para que o aluno construa seu próprio conhecimento.

    Abraços ,
    Salustiano aluno do curso de especializaçao Tecnologias em Educaçao PUC-Rio e visite meu blog acessando:htt://linguagemdosaber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A prática pedagógica do professor e a integração das mídias

    Por Salustiano

    Com o advento das mídias e tecnologias em voga no âmbito educacional, o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula passou a exigir cada vez mais do professor dedicação para que o conteúdo ministrado seja repassado de uma forma dinâmica, eficiente e prazerosa para que o aluno construa seu conhecimento através da mediação feita pelo professor. Para que isso ocorra e o professor possa atuar com desenvoltura e adequação no sentido de integrar sua prática com a tecnologia e as mídias é necessário desenvolver algumas competências e saberes. Uma delas é que o professor deve conhecer as especificidades dos recursos midiáticos para assim incorporá-los aos seus objetivos didáticos que pretende almejar quando do uso destes recursos. Depois de ter conhecimentos quanto das suas especificidades, este deve integrá-las ao seu fazer pedagógico de forma que os alunos quando de seu uso possam ter oportunidades de construir seus conhecimentos através do professor-mediador. Outro fator para que o professor desenvolva suas competências e saberes diz respeito a mudança de postura em relação a sua pratica pedagógica tradicionalista,ou seja,este deve deixar de ser um mero transmissor de conhecimentos e assumir uma nova postura de reconstrução de sua prática pedagógica com a integração das mídias e tecnologias que o rodeiam e que atualmente tomam conta do ambiente escolar.Adotando uma nova postura, o foco principal não será mais o professor e sim o aluno como sujeito na construção de próprio conhecimento.Dessa forma os recursos midiáticos passam a ter um papel fundamental nesse processo de construção do conhecimento a qual o aluno faz parte.
    Outro fator importante para que o professor integre e adeque as mídias e tecnologias a sua prática pedagógica diz respeito a pedagogias de projetos, pois como se sabe trabalhar com projetos engloba todas as áreas do conhecimento provocando tanto a interdisplinaridade como também a transdiscplinaridade, principalmente, quando são de interesses e vivencias que condizem com a realidade do aluno.
    E o ultimo aspecto diz respeito formação continuada que só poderá ocorrer através de redes colaborativas em que haja trocas de informações e saberes,bem como de experiências vivenciadas em blogs e no próprio ambiente E-proinfo.
    Enfim, se tais competências e saberes forem seguidos a risca, com certeza nós educadores teremos facilidade não só em mediar a construção de conhecimentos dos nossos alunos, mas também de integrarmos as mídias e tecnologias a nossa prática pedagógica com maestria.

    ResponderExcluir

Olá seja bem vindo... Todos os comentários realizados serão moderados pela administradora antes de sua publicação. Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou ofensas.
Desde já agradeço sua contribuição